O time do Sebrae Minas e seus consultores realizaram uma missão técnica em Extrema (MG) onde foram recebidos pelos consultores da Directpar. A ideia era observar na prática as lições do programa de atração de investimentos e os programas ambientais do município.
Extrema é um dos maiores cases de Desenvolvimento Econômico do Brasil. A cidade de 56 mil habitantes representa:
- 25% do comércio eletrônico nacional
- 4º polo chocolateiro do país
- Maior gerador de empregos do Sul de Minas nos últimos 20 anos
- Está entre as maiores arrecadações de Minas e do Brasil
- E com isto, ainda é a casa de um dos programas ambientais mais premiados do país: o Conservador das Águas. Com isto a cidade mostra que é possível conciliar desenvolvimento com sustentabilidade.
O Sebrae Minas convidou a Directpar para contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia de qualificação dos municípios mineiros para a atração de investimentos. Em dezembro de 2024 foi o momento de repassar a metodologia aos consultores, mas nada melhor do que ver na prática os melhores exemplos.
Missão Técnica em Extrema
A missão contou com a presença de membros do Sebrae Minas e os consultores habilitados no programa e envolveu, no primeiro dia, visitas a um dos maiores condomínios logísticos de Minas Gerais e visita aos distritos industriais, além de conversar com profissionais convidados.
Neste momento, foi possível entender o impacto dos instrumentos jurídicos do município como Plano Diretor, Código de Obras, processos de licenciamento, entre outros. Também foi possível ouvir dos profissionais as dificuldades no atendimento das Prefeituras.
O segundo dia foi dedicado a conhecer as políticas ambientais de Extrema, como o Conservador das Águas, projeto ambiental com vários prêmios no Brasil e exterior. A conversa com o secretário de Meio Ambiente Paulo Pereira, foi um destaque a parte.
Para finalizar, nada melhor do que uma visita à sede do Conservador das Águas, em Extrema.
Adriano Carvalho, sócio e consultor da Directpar, foi secretário de Desenvolvimento Econômico em Extrema e viveu grande parte deste desenvolvimento. “É um grande orgulho receber o Sebrae Minas e seus consultores para conhecer um pouco do desenvolvimento de Extrema. Com certeza, fica mais fácil entender o que precisa ser realizado nos outros municípios”.