blog

Dinheiro ou ambiente? O que vem primeiro na hora de empreender?

Recentemente, fizemos uma visita ao Núcleo de Empreendedorismo do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel em Santa Rita do Sapucaí, uma pequena cidade no Sul de Minas que respira tecnologia e, por isto mesmo, é conhecida como o Vale da Eletrônica.

Lá, além de toda a estrutura e rotinas comuns aos centros de educação de excelência, os alunos tem contato com uma cultura empreendedora de alto impacto, desde o início da graduação. Seguindo um método e expertise muito próprias o Núcleo já “graduou” mais de 100 startups que movimentam anualmente R$ 650 milhões e geram cerca de 1.500 empregos diretos.

Até aí não há muita novidade, correto? Há outros centros de empreendedorismo com bons resultados. A questão aqui é que muitos empreendedores começaram com orçamento zero. Isto mesmo, sem recurso algum.

Daí a pergunta: o que vem primeiro, o dinheiro ou o ambiente?

Sempre que iniciamos um programa de Desenvolvimento Econômico num município, ouvimos dizer que a infra não foi melhorada porque não tem dinheiro; a qualificação profissional dos moradores não recebeu mais investimentos por falta de dinheiro; e por aí vai.

O exemplo do Inatel ensina muito! O ambiente vem primeiro! O município leva meses para aprovar um projeto de construção, tem um plano diretor cheio de restrições, achou que elevando a alíquota do ISS estaria melhorando sua arrecadação… Ao fazer isto, o município piora e muito o ambiente empreendedor, afugenta empresas e perde investimentos.

Alguns municípios brasileiros já estão fazendo seu dever de casa, muito bem feito, diga-se de passagem. Reduziram a burocracia, agilizaram processos, investiram na digitalização, tratam com mais respeito o recurso que vem do cidadão e entregam melhores serviços públicos.

Dá para escrever uma história de prosperidade no seu município. Aproveite o período de eleições e pergunte ao seu candidato o que ele vai fazer para melhorar o ambiente empreendedor. Se ele não souber, contribua com sugestões e boas práticas.

Nosso trabalho é ajudar a mudar a vida das pessoas pelo Desenvolvimento Econômico. Acreditamos que todo município deve escrever uma história de prosperidade, com empresas fortes, gerando emprego e oportunidades.

Se precisar de ajuda, conte com a gente. Mande uma mensagem e entraremos em contato: atendimento@directpar.com.br

  Adriano Carvalho é ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema (MG) e ex-Diretor de Atração de Investimentos na Invest Minas, é sócio e consultor da Directpar Desenvolvimento Econômico