No momento de escolher a melhor localização para sua empresa, normalmente, as informações consideradas são a distância do mercado consumidor, de um grande cliente ou de um fornecedor estratégico. Estas informações são muito importantes, mas não são as únicas que podem impactar o sucesso do seu negócio.
Quando Philip Kotler popularizou o termo 4’Ps do Marketing, mostrou o quanto a localização do negócio é importante para o sucesso. Entretanto, sempre que pensamos nisto, acreditamos que a regra vale para uma loja ou um restaurante mas nunca para um galpão logístico ou fábrica.
É comum sermos contratados para resolver um problema que poderia ter sido evitado no momento do planejamento, evitando atrasos, desgastes dentro da equipe e prejuízos. Para você não cair nesta cilada, preste atenção aos pontos:
Mercado: sim, vamos considerar a distância do mercado consumidor e dos fornecedores, mas vamos olhar além da logística. Por exemplo, alguns estados brasileiros oferecem incentivos tributários para que as compras da empresa sejam feitas dentro do seu território. Então, se instalar próximo da divisa pode ser interessante, assim, a empresa garante economia nas compras e fica o mais próximo do seu consumidor.
Matriz Energética: para alguns setores o fornecimento de energia elétrica ou gás natural são decisivos. E mais, o fornecimento destes insumos foge da mão dos prefeitos, é responsabilidade de concessionárias ou empresas estatais e, que podem praticar prazos muito além do que você considera.
Apenas saber que a fonte de energia está disponível não basta, é preciso saber em quanto tempo.
Questões ambientais: então você encontrou um terreno maravilhoso pelo preço que deseja pagar, faz a compra e depois descobre que a área conta com inúmeras árvores imunes de corte. São as árvores que possuem uma proteção legal do Governo Federal e por questões ambientais, culturais ou históricas não podem ser cortadas. Entre elas você tem o açaizeiro e o pequi.
Grandes projetos empresariais fracassaram pela escolha do terreno errado. Além de gerar um conflito jurídico, situações assim acabam por criar uma exposição negativa para a marca.
Licenciamentos e Aprovações: a maior parte da documentação do seu projeto deverá ser obtida na Prefeitura. Plano Diretor, Lei de Zoneamento e Código de Obras são alguns dos instrumentos jurídicos que podem impactar nos prazos.
Alguns municípios vem revisando e modernizando sua legislação, tornando o ambiente mais amigável aos investimentos, é muito importante conhecer o que muda e avaliar os prazos.
Mão de obra: aqui vale um olhar bastante ampliado sobre a necessidade do projeto. Pois estar num município maior nem sempre é vantajoso.
Um município maior contará com uma rede de qualificação profissional interessante como Senai, faculdades, institutos federais e outros. Mas num município menor, a oferta de vagas também é menor e isto pode reduzir o turnover, proporcionar maior assiduidade e comprometimento. Também pode significar menores custos com transporte de funcionários e um relacionamento mais amigável com a comunidade.
Benefícios Fiscais: os incentivos oferecidos para as empresas são divididos em dois: estadual e municipal.
O pacote estadual está ligado ao ICMS e pode incluir deste uma tarifa zero para setores específicos até a prorrogação ou parcelamento do imposto. Todos os estados oferecem incentivos, alguns de forma mais aberta outros de forma muito restrita.
Já o pacote municipal está basicamente ligado ao imóvel: isenção de IPTU, alvará e ISS da construção e montagem (uma lei federal impede o município de conceder isenção de ISS na operação). Alguns municípios ainda incluem a isenção do ITBI, doação de terrenos, pagamento de aluguel de galpões, entre outros.
Todos eles precisarão de autorização legal na Câmara de Vereadores, isto significa que você deve considerar o prazo de elaboração, votação e sancionamento da lei. Também deve considerar que há sempre um risco de o prefeito não obter os votos necessários para a aprovação no Legislativo e o projeto ser engavetado.
Há cerca de 20 anos os consultores da Directpar apoiam processos de expansão e implantação de empresas, garantindo as informações para uma tomada de decisão segura e cuidadosa. No caso de dúvidas, vamos tomar um café.